sexta-feira, 9 de maio de 2008

Etiqueta

Numa altura em que pouco se fala de etiqueta é conveniente que se tenha pequenas noções, ainda que básicas, acerca das regras de comportamento em sociedade. Aos amigos da pomada compete divulgar algumas dessas regras:

Casamentos
O Convite

Não seja conservador, os convites impressos não são amigos do ambiente, dispense o seu, apareça em todos os casamentos que tiver conhecimento conforme a sua disposição e agenda. Quando questionado acerca do convite culpe os noivos por não o terem distribuído com a devida antecedência, os CTT, ou simplesmente diga que esteve fora. Se a recepção é só para alguns convidados após a cerimónia na igreja, informe o responsável do cattering que será necessário colocar mais um lugar, …….ou dois, seja audaz leve companhia.
A Cerimónia
A cerimónia do casamento tradicional mantém-se, com poucas variações, embora com alguns modismos. Permanece maioritariamente a presença de um menino, uma menina e um padre, ou no exemplo mais liberal, duas meninas ou de dois meninos um conservador e uma viagem a Espanha, que cumprirão o castigo (vulgo matrimónio).
Na “tasca” mais próxima, os convivas, confraternizam à vontade de forma a quando terminar a “seca” dirigirem-se à festa, antes porem, deverá cumprimentar-se os membros da família e conhecidos, com uma ligeira inclinação de cabeça, seguidos de dois passos involuntários de correcção do centro de gravidade.
Convém evitar ao efectuarem os cumprimentos, apalpões aos pais e avós dos noivos, os convidados devem limitar suas palavras, evitando alusões a relações anteriores e à despedida de solteiro.

Qual o casamento que mais vos marcou?

PS – Imagem sugerida em tempos por um “Amigo da Pomada” como parte da farda.

Sem comentários: